O sangue é um tecido liquido que circula pelo corpo com a função levar oxigênio e nutrientes a todos os órgãos e defender o organismo contra infecções. Ele é composto por plasma, hemácias, leucócitos e plaquetas.
O sangue é um tecido liquido que circula pelo corpo com a função levar oxigênio e nutrientes a todos os órgãos e defender o organismo contra infecções. Ele é composto por plasma, hemácias, leucócitos e plaquetas.
O adulto possui aproximadamente 5 litros de sangue.
O sangue é classificado em grupos com a presença ou não de um antígeno na superfície da hemácia. Os grupos mais importantes são ABO e Rh (positivo e negativo).
É um fator hereditário e sua ocorrência na população é de aproximadamente:
• O = 45% ( O+ = 36% e O – = 9%)
• A = 42% ( A+ = 34% e A – = 8%)
• B = 10% ( B + = 8% e B – = 2%)
• AB = 3% ( AB+ = 2,5% e AB – = 0,5%)
É realizada com o objetivo de identificar fatores que impeçam a doação por condição de saúde do doador ou coloquem riscos ao receptor. É muito importante responder com sinceridade todas as perguntas.
Sim. Os materiais utilizados são individuais, estéreis e descartáveis e o doador não corre risco de adquirir doenças na doação de sangue.
Vários testes são realizados no sangue coletado:
• Tipagem sanguínea;
• Triagem para Doença Faciliforme (Hemoglobina S);
• Exames para Hepatite B e C, HIV I e HIV II, Sífilis, Doença de Chavas e HTLV I/II.
Após a coleta, a bolsa de sangue é fracionada em três componentes sanguíneos: concentrado de hemácias, de plaquetas e plasma. Eles só são liberados para uso após o resultado dos exames. Apresentando alguma reação sorológica, a bolsa é descartada. Uma única bolsa pode beneficiar três pacientes.
O tempo de armazenamento do sangue varia conforme o tipo de hemocomponente e o tipo de conservante, ou seja:
• Concentrado de Plaquetas – 05 dias em temperatura ambiente,em agitação contínua;
• Concentrado de Hemácias – 35 dias em temperatura de 2°C a 6ºC;
• Plasma Fresco Congelado – 01 ano, em temperatura de -20°C;
• Crioprecipitado – 01 ano, em temperatura de -20°C.
Várias doenças podem ser transmitidas pelo sangue. Dentre estas ressaltamos: Hepatites B e C, AIDS,Sífilis, Doença de Chagas, HTLV I e II e malária.
Hepatite é uma doença que pode ser causada por vírus e que afeta o fígado. Ela pode ou não apresentar sintomas como febre, perda de apetite, náuseas, vômito, cansaço, icterícia (coloração amarelada da pele), urina escura e fezes de cor clara. Em alguns casos torna-se crônica.
Podem ser transmitidas por contato sexual ou sangue contaminado (através de uso de agulhas não descartáveis, uso de objetos pérfuro-cortantes contaminados com sangue, uso de drogas, transfusão de sangue, etc.)
Se você teve contato sexual ou domiciliar com portadores de hepatite ativa não deve doar sangue por um ano e caso seja portador do vírus da Hepatite B ou C, apresentando ou não sintomas, não deve doar sangue.
Caso deseje fazer um teste para hepatite antes de sua doação procure a unidade básica de saúde mais próxima e não doe sangue.
AIDS é uma doença causada pelo vírus da Imunodeficiência Humana I e II. Os sintomas apresentados incluem: febre persistente, perda de peso importante sem nenhuma causa aparente, suores noturnos, cansaço, dificuldade respiratória, diarréia persistente, lesões de boca ou pele, ínguas e gânglios pelo corpo. Pode também não apresentar sintomas e é transmitida por contato sexual e/ou sangue contaminado (uso de drogas injetáveis, contato sexual com parceiros de risco, promiscuidade sexual, transfusão de sangue, etc.) Se você for portador deste vírus, apresentando ou não sintomas, você não deve doar sangue.
Caso tenha dúvidas sobre sua possível contaminação com o vírus, avise o profissional responsável pela triagem que poderá orientar sobre a realização do exame específico para AIDS em uma unidade básica de saúde.
Sífilis é uma doença transmitida sexualmente ou de forma congênita (de mãe para filho) ou em contato com sangue contaminado, sendo que os sintomas incluem lesões (feridas) genitais, de pele e boca, febre e íngua pelo corpo.
Estes sintomas desaparecem em algumas semanas e alguns casos podem não apresentar sintomas,portanto, a única maneira de prevení-la é o sexo com preservativo e com parceiro sadio. Múltiplos parceiros sexuais aumentam o risco desta doença.
A Doença de Chagas é transmitida pela picada de um inseto conhecido como “barbeiro” ou através de sangue contaminado.
A ocorrência é maior em áreas endêmicas, em áreas rurais e em habitações de pau-a-pique.
A ocorrência é maior em áreas endêmicas, em áreas rurais e em habitações de pau-a-pique.
Os sintomas apresentados são febre, cansaço, ínguas, lesões da pele, olhos, problemas cardíacos e digestivos.
Se você morou em região com estas características, avise nossa equipe de saúde.
É um grupo de vírus que pode ser transmitido por transfusão de sangue, contato sexual e mais raramente pela gestante ao recém-nascido.
Está envolvido na transmissão de doenças neurológicas (paralisia) e, em casos raros, muitos anos após o contato o portador pode desenvolver um tipo de doença hematológica (Linfoma). Essa ocorrência é bastante rara.
Transmitida pela picada de um mosquito (anopheles) que veicula os protozoários do gênero Plasmodium. É uma doença febril onde os parasitas destroem os glóbulos vermelhos do sangue dando origem a icterícia e graus variados de anemia. O portador crônico do parasita às vezes tem poucos sintomas.
No Brasil a área de transmissão é na Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).
Estão sujeitos também a serem portadores os indivíduos que adentram em regiões de Mata Atlântica (em São Paulo, nas florestas litorâneas).
Indivíduos que viajaram para a África também têm risco acrescido de contaminação. Caso você esteve nos últimos 2 anos em qualquer região de transmissão ou já tenha tido Malária (também conhecida como Maleita,febre terçã ou Impaludismo) avise os nossos profissionais da saúde.
Anemia Falciforme é uma doença hereditária (isto é a pessoa já nasce com ela, como por ex: a cor dos olhos e dos cabelos) em que a forma do glóbulo vermelho pode estar alterada.
Sim, se a tatuagem tiver sido feita há mais de um ano.
É avaliado pelo entrevistador e é importante levar o nome dos medicamentos utilizados ou a receita médica nos casos de medicamentos adquiridos em farmácias de manipulação.
Sim, caso a diabete esteja controlada apenas com a alimentação e hipoglicemiantes orais, sem alterações vasculares, porém não poderá doar caso faça uso de insulina.
Deve-se evitar por 12 horas qualquer tipo de esforço físico como andar de bicicleta, carregar peso, atividade em academia de ginástica, etc.
© 2016 Eu Dou Sangue Brasil | Powered by Iônica